“Na gestão da cidade estão em jogo interesses contraditórios. Inspirada na máxima ‘in dubio pro reo’, adotei o meu critério: ‘na dúvida, pelos pequeninos’.”

Arquiteta e política, tem um percurso notável nas áreas da habitação, urbanismo, gestão autárquica, sustentabilidade, igualdade de género e cidadania. Para além de arquiteta de renome, foi Presidente da Ordem dos Arquitetos de 2002 a 2007 e destacou-se na defesa da habitação e do urbanismo sustentável.

Ativista desde os anos 60, presa pela PIDE em 1973, foi deputada constituinte, Presidente da Câmara de Cascais e vereadora em Lisboa, a cuja assembleia municipal presidiu. Criou o Programa Local de Habitação de Lisboa, que renovou a política municipal de habitação, e o Programa BIP-ZIP, paradigma da participação cidadã na melhoria da cidade.

Impulsionou a Lei de Bases da Habitação na AR e coordenou o programa Bairros Saudáveis na pandemia. Recebeu a Ordem da Liberdade e tem sido homenageada dentro e fora de portas. Continua a lutar por cidades para todos, mais justas, inclusivas e sustentáveis.