A Caridosa

Juntamente com o marido, D. Estefânia fundou diversos hospitais e instituições de caridade, sendo determinante para a vida da cidade e da sua população, em particular as crianças e os mais desfavorecidos, o que lhe granjeou uma grande aura de popularidade entre os portugueses de todos os quadrantes políticos e sociais.

No contexto dos surtos de cólera e febre amarela, interessou-se pelos doentes, criou uma enfermaria no Hospital de S. José para crianças com cólera. Rainha devota e caridosa, D. Pedro V cumpriu o seu desejo de fundar um hospital pediátrico.

Estefânia nasceu a 15 de julho de 1837, no Estado de Sigmaringen, integrado no reino da Prússia. Filha do Príncipe de Hohenzollern-Sigmaringen e da sua mulher Josefina, filha do Grão-Duque de Baden, casou por procuração com D. Pedro V a 8 de dezembro de 1857.

Faleceu, sem deixar herdeiros, no Palácio das Necessidades, a 17 de julho de 1859, vítima de difteria. Jaz no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora.