SOBRE
O Anjo da Caridade
Dedicada a causas sociais, em 1867 foi nomeada protetora da Associação Auxiliadora dos Estabelecimentos de Beneficência do Reino.
No inverno de 1876, muitas famílias ficaram na miséria devido às grandes inundações. D. Maria teve a iniciativa de formar uma comissão que reuniu donativos, criando mais tarde um fundo especial para socorrer as vítimas da dureza dos invernos.
Maria Pia de Saboia, filha de Vítor Manuel, príncipe do Piemonte e futuro rei de Itália, e da arquiduquesa austríaca Maria Adelaide de Habsburgo, nasceu em Turim, a 16 de outubro de 1847.
Aí casou por procuração com D. Luís I a 27 de setembro de 1862; no ano seguinte nasceu o filho D. Carlos.
Faleceu no exílio (Stupinigi), a 5 de julho de 1911. Foi sepultada no panteão real dos Saboias na Basílica de Superga, em Turim.
Momentos antes de expirar, pediu que a voltassem no leito na direção de Portugal, país onde permaneceria durante quarenta e oito anos.
PROJETOS
Creche Victor Manuel Calçada da Tapada, Lisboa.
Fundada por D. Maria Pia de Sabóia, na Calçada da Tapada, em 1878. Actual Centro de Acolhimento Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Colégio D. Maria Pia
Estabelecimento de correcção de menores, fundado em 1867, no antigo Paço de Xabregas, onde viveu D. Leonor, de que foi protectora D. Maria Pia.
Hospital D. Maria Pia Porto.
O Real Hospital de Crianças Maria Pia, no Porto, foi fundado em 1882, sob a protecção da Rainha D. Maria Pia.
Ponte Ferroviária D. Maria Pia Porto.
inaugurada em 1877, projecto e obra dos engenheiros Téophile Seyrig e Gustave Eiffel, desactivada em 1991.